Nossa Cidade
Bodoquena

É um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Situada na região da Serra da Bodoquena, está a 70 km da cidade de Bonito. É um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico. E juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, a cidade forma um importante cinturão turístico de Mato Grosso do Sul, com mais de 30 atrações diferentes.

Localização
A cidade de Bodoquena está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, a oeste de Mato Grosso do Sul e próximo à fronteira com o Paraguai e Bolívia.

Distâncias:
• 1.385 km da capital federal (Brasília)
• 251 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul
• km de Miranda (cidade vizinha)
• km de Bonito (cidade vizinha)

Área
Possui área de 2.507,24 km². A sede do município está localizada na porção central com uma área urbana de 963,2139 Ha e perímetro de 16.878,79 m, de acordo com a última lei de expansão urbana, Lei nº 257 de 26 de junho de 1.996, divididos em uma área central e 11 bairros, todos dentro do perímetro urbano.

Subdivisões
Possui um distrito denominado Morraria do Sul.

Limites
Localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Bodoquena Limita-se ao Norte com o Município de Miranda, ao Sul e ao Leste com o Município de Bonito, a Oeste com o Município de Porto Murtinho e Corumbá.

História
A existência da imensa, compacta e centenária floresta, na região da Serra do Bodoquena, município de Miranda, levou o governador do Estado, Arnaldo Estevão de Figueiredo, a implantar na região em 1950, uma colônia agrícola, pois as terras eram de patrimônio do Estado. A partir de então colonos de diversos lugares do país e de países vizinhos como o paraguai vieram para a região atraídos pela boa qualidade do solo propício para a agropecuária. Os primeiros colonos instalados foram Chico Mineiro e Alfredo Pedro de Araújo. No início a ligação entre Miranda e a colônia era chamado de Trilha dos Caminheiros da Fé, que totalizava 55 km e recebeu este nome por causa dos vários obstáculos (pântanos, morros, matas e igarapés) e que durante as cheias do Rio Miranda deixava a colônia praticamente isolada.

Com o desenvolvimento da colônia a partir de 1960, formou-se a Vila da Amizade, que já possuia um estabelecimento comercial. Em 14 de dezembro de 1963, através da Lei nº 2.079, passou a distrito com o nome de Patrimônio de Campão. Em 1977 passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O distrito passa a ser município através da Lei nº 87 de 13 de maio de 1980, a partir daí com o nome de Bodoquena, sendo desmembrado do município de Miranda.

Comemora-se seu aniversário dia 13 de maio.

Turismo
Bodoquena é uma das promessas para o ecoturismo no Estado de Mato Grosso do Sul, devido ao seu forte potencial natural. Rios como o Betione e o Campina exibem cursos de águas cristalinas consequência da grande porção de calcário presente nos recursos hídricos. São vários balneários, grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas que formam este complexo turístico. Juntamente com Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico.

Abaixo as atrações locais:

• Sítio de Lazer Vale do paraíso
Site: www.valedoparaiso.com.br

Site: www.balneariobetione.com.br

• Pôr do Sol de Bodoquena
Site: www.pordosoldebodoquena.com.br

• Cachoeiras Serra da Bodoquena

• Boca da Onça Ecotour

• Refúgio Canaã

• Gruta do Urubu Rei

• Córrego Azul

• Mirante de Morraria do Sul

• Balneário Águas de Bodoquena

• Balneário Dominguinhos

• Pesqueiro Chapena

• Recanto 3 ELLL's

Cultura
Na cultura o município é conhecido pelas festas como as do Laço Comprido, Santos Reis e São Sebastião.

Eventos
Aniversário do Município - 13 de Maio
Festa da Abóbora - 13 de Maio - Assentamento Sumatra


BODOQUENAMato Grosso do Sul - Brasil
251 km de Campo Grande
65 km de Miranda
78 km de Bonito
Fotos da Mirante de Morraria do Sul
Fotos da Balneário Águas de Bodoquena
Fotos da Refúgio Canaã
Fotos da Balneário Águas de Bodoquena
Fotos da Bodoquena MS
Fotos da Cabeceira do Betione
Fotos da Balneário Betione
Fotos da Recanto 3ELLL's
BODOQUENAMS
© 2018. Desenvolvido por FLX Mídias. Todos os direitos reservados. bodoquenams.com.br